terça-feira, 26 de junho de 2012

Pelotas 200 Anos Para Quem?



No próximo dia 7 de julho Pelotas comemora 200 anos de fundação. Para marcar a data, os administradores e os grandes empresários de nossa cidade estão organizando bonitas comemorações e passando a ideia de que somos todos iguais, que todos colaboraram para o desenvolvimento da cidade e que todos vivemos em uma bela cidade.

Que bom que fosse verdade, mas isto é falso. Pelotas, desde o início, foi marcada por muita injustiça social, desigualdade, violência e sangue derramado. Ou não foi assim quando se construíram as charqueadas, à base de trabalho escravo? Ou quando se iniciou o processo de industrialização da cidade, com a criação de grandes fábricas, onde a máxima exploração dos trabalhadores foi cena comum e recorrente. Infelizmente, este quadro de desigualdades não mudou, pois a grande maioria do povo de Pelotas vive hoje em péssimas condições, com salários baixos, alto índice de desemprego, transporte coletivo ruim, insegurança total e ruas sem saneamento.

Por isso, as entidades que compõem o Fórum de Lutas Sociais de Pelotas vêm a público denunciar esta situação e convidar a todos para que se juntem à programação que será desenvolvida nos próximos dias.
Pelotas tem que ser de todos! A cidade somos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário